10 Dicas para movimentar sua Black Friday
Uma das datas mais aguardadas pelo comércio e pelo consumidores que estão na busca de melhores oportunidades de compra está chegando! Isso mesmo, a Black Friday!
Para quem não sabe, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos sendo marcada por mega descontos. A data sempre acontece na quarta sexta-feira do mês de Novembro. Este ano caindo no dia 24/11/2017.
No Brasil, a Black Friday acontece desde 2010 e já passou a integrar o calendário comercial pelos bons resultados. Por aqui, ela é predominantemente online, mas ainda existem lojas físicas que aproveitam a data para promover descontos.
Muito cedo para falar sobre isso? Que nada! Veja só como a busca pelo termo “Black Friday” já vem crescendo nos últimos 90 dias pelo Google Trends.
Separamos 10 dicas para que você esteja preparado e consiga obter ótimos resultados com a Black Friday deste ano!
1) Prepare o seu site
Comece preparando o seu site. Apesar de muitos negócios realizarem a Black Friday em lojas físicas, ela começa online. As primeiras buscas irão acontecer pela web, então é importante destacar que seu shopping estará oferecendo algo para esta época.
Suba um banner atrativo para sua página inicial e dê destaque total para as ações que suas lojas estarão realizando. Alguns sites chegam até a mudar as suas cores para condizerem com a data.
2) Nada de descontos fajutos
Passe credibilidade durante a Black Friday. Muitas lojas acabaram prejudicando sua imagem por maquiarem os preços durante esta data e com a repercussão negativa dessa atitude, os consumidores estão bem espertos. Ofereça descontos generosos e cative o cliente. Uma outra dica é, para quem tem clube de relacionamento, oferecer descontos maiores para os associados. Por exemplo, 60% para quem está fora do clube e 70% para membros. Aproveite a ocasião para demonstrar as vantagens de fazer parte de seu clube.
3) Pratique e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para esta data. Comece anunciando sua participação na Black Friday deste ano e já instigue seu consumidor a te buscar.
Aproveite seu mailing e já comece a disparar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente. Segundo a Agência Mestre, dentre os produtos mais vendidos na última Black Friday, temos: smartphones, pneus, fraldas, lenços umedecidos, lava e seca, perfumes, TVs, fritadeiras, panelas de pressão elétrica, dentre outros. Se, por exemplo, você possuir uma segmentação de mulheres e homens sem filhos, não adianta anunciar desconto em lojas de crianças e fraldas.
4) Use e abuse do SMS marketing e Push notification
O SMS marketing é um recurso coringa que pode ser usado durante a Black Friday. Como as taxas de visualização de SMS são muito altas, chegando, inclusive a ultrapassar o e-mail marketing, você terá uma taxa de leitura de quase 90%. Este é um recurso para chamar a atenção ao meio de um mar de promoções e puxar o cliente para o seu Shopping. Ofereça vantagens exclusivas pelo SMS, como por exemplo:
“Ola! A Black Friday no Shopping CRMALL esta bombando! Apresente o codigo BLACKF17 e nao pague o estacionamento no dia 24/11”
O Push Notification funciona de forma similar, que tal convocar todos aqueles que tem o seu aplicativo para seu Shopping? Muitas vezes é possível ainda sincronizar o Push com a geolocalização e o horário. Então por exemplo, ao captar que o consumidor está em seu Shopping no horário de almoço, que tal convidá-lo para dar um voltinha nas lojas e conferir as promoções que elaboraram?
5) Ofereça uma Wish List
Uma dica para se preparar para a Black Friday e ser certeiro na hora da venda é oferecer, com uma certa antecedência uma Wishlist para o seu mailing. A ideia é que eles marquem quais produtos, ou lojas estão pensando de investir nesta Black Friday.
Tendo em mãos estes dados, é possível se preparar melhor e oferecer descontos segmentados pelo interesse de seu mailing, acerte no alvo!
6) Ofereça Tickets de desconto pelo Prizor Kiosk
Chamar seus clientes para o Shopping e ainda oferecer descontos surpresa na hora são uma estratégia válida. Aproveite os recursos do Prizor Kiosk e em troca do cadastro do cliente, ofereça cupons de desconto para suas lojas parceiras.
O cliente é motivado a se cadastrar e recebe um voucher de desconto na hora para as lojas participantes, é possível ainda segmentar o tipo de cupom de acordo com os dados oferecidos. Por exemplo, se uma mulher se registra, nem sempre faz sentido oferecer o cupom para lojas de moda masculina.
7) Faça o cliente decidir rápido
Estudos mostram que quando somos levados a tomar uma decisão em um tempo determinado ela acontece com mais rapidez. Isso é chamado de gatilho de escassez. Assim, acrescentar um cronômetro na página inicial do seu site com a contagem regressiva para o final das ofertas de sua Black Friday, podem funcionar como um motivador para que seu cliente não procrastine a compra em seu Shopping.
8) Envolva o seu clube de relacionamento na Black Friday
Um clube de relacionamento é um recurso poderoso para captar clientes durante a Black Friday. Além de aproveitar uma base de clientes já definida em que pelo BI é possível saber de antemão o hábito de compras desses clientes e assim oferecer descontos direcionados. Você pode engajar ainda mais seus clientes do clube. Aproveite o seu sistema de pontuação durante esta data e que tal oferecer pontuação em dobro para compras realizadas na Black Friday? Com certeza você será lembrado com carinho para as compras de Natal.
9) Analise sempre seus dados
O seu banco de dados é um dos recursos mais preciosos que você pode ter. Por ele é possível entender QUEM de fato são seus clientes. Captando seus hábitos de compra é possível criar ações mais assertivas e ainda direcioná-las de acordo com cada perfil. Aproveite a dica da Wish List e a sincronize com o seu banco de dados, você terá insights valiosos.
Terminada a sua Black Friday 2017, você terá captado novos dados, graças à sua campanha e aos cadastros Prizor, assim, aproveite-os para planejar uma Black Friday 2018 ainda mais precisa e customizada para seus clientes.
10) Pratique o Pós Venda
Como mencionado acima, o seu banco de dados possibilitará uma análise de desempenho completa e ainda te dará boas dicas para próximas campanhas. Analise bem como você se saiu e pontue desde já o que foi bom e o que não foi legal nesta campanha com sua equipe de marketing.
Outra dica relevante, é realizar o pós venda. Muitos novos clientes foram atraídos pela sua campanha, trabalhe-os para fidelizá-los. Que tal desenvolver um e-mail marketing agradecendo-o pela compra e pedindo um feedback sobre como foi comprar com você? Esta também pode ser a chance de convidá-lo para fazer parte de seu clube de fidelidade, mostre que aos seus clientes que eles sempre são importantes para o seu Shopping.