10 Dicas para movimentar sua Black Friday

Uma das datas mais aguardadas pelo comércio e pelo consumidores que estão na busca de melhores oportunidades de compra está chegando! Isso mesmo, a Black Friday!

Para quem não sabe, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos sendo marcada por mega descontos. A data sempre acontece na quarta sexta-feira do mês de Novembro. Este ano caindo no dia 24/11/2017.

No Brasil, a Black Friday acontece desde 2010 e já passou a integrar o calendário comercial pelos bons resultados. Por aqui, ela é predominantemente online, mas ainda existem lojas físicas que aproveitam a data para promover descontos.

Muito cedo para falar sobre isso? Que nada! Veja só como a busca pelo termo “Black Friday” já vem crescendo nos últimos 90 dias pelo Google Trends.

black friday dicas

Separamos 10 dicas para que você esteja preparado e consiga obter ótimos resultados com a Black Friday deste ano!

1) Prepare o seu site

Comece preparando o seu site. Apesar de muitos negócios realizarem a Black Friday em lojas físicas, ela começa online. As primeiras buscas irão acontecer pela web, então é importante destacar que seu shopping estará oferecendo algo para esta época.

Suba um banner atrativo para sua página inicial e dê destaque total para as ações que suas lojas estarão realizando. Alguns sites chegam até a mudar as suas cores para condizerem com a data.

2) Nada de descontos fajutos

Passe credibilidade durante a Black Friday. Muitas lojas acabaram prejudicando sua imagem por maquiarem os preços durante esta data e com a repercussão negativa dessa atitude, os consumidores estão bem espertos. Ofereça descontos generosos e cative o cliente. Uma outra dica é, para quem tem clube de relacionamento, oferecer descontos maiores para os associados. Por exemplo, 60% para quem está fora do clube e 70% para membros.  Aproveite a ocasião para demonstrar as vantagens de fazer parte de seu clube.

3) Pratique e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para esta data. Comece anunciando sua participação na Black Friday deste ano e já instigue seu consumidor a te buscar.

Aproveite seu mailing e já comece a disparar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente. Segundo a Agência Mestre, dentre os produtos mais vendidos na última Black Friday, temos: smartphones, pneus, fraldas, lenços umedecidos, lava e seca, perfumes, TVs, fritadeiras, panelas de pressão elétrica, dentre outros.  Se, por exemplo, você possuir uma segmentação de mulheres e homens sem filhos, não adianta anunciar desconto em lojas de crianças e fraldas.

4) Use e abuse do SMS marketing e Push notification

dicas black friday O SMS marketing é um recurso coringa que pode ser usado durante a Black Friday. Como as taxas de visualização de SMS são muito altas, chegando, inclusive a ultrapassar o e-mail marketing, você terá uma taxa de leitura de quase 90%. Este é um recurso para chamar a atenção ao meio de um mar de promoções e puxar o cliente para o seu Shopping. Ofereça vantagens exclusivas pelo SMS, como por exemplo:

“Ola! A Black Friday no Shopping CRMALL esta bombando! Apresente o codigo BLACKF17 e nao pague o estacionamento no dia 24/11”

O Push Notification funciona de forma similar, que tal convocar todos aqueles que tem o seu aplicativo para seu Shopping? Muitas vezes é possível ainda sincronizar o Push com a geolocalização e o horário. Então por exemplo, ao captar que o consumidor está em seu Shopping no horário de almoço, que tal convidá-lo para dar um voltinha nas lojas e conferir as promoções que elaboraram?

5) Ofereça uma Wish List

dicas black friday Uma dica para se preparar para a Black Friday e ser certeiro na hora da venda é oferecer, com uma certa antecedência  uma Wishlist para o seu mailing. A ideia é que eles marquem quais produtos, ou lojas estão pensando de investir nesta Black Friday.

Tendo em mãos estes dados, é possível se preparar melhor e oferecer descontos segmentados pelo interesse de seu mailing, acerte no alvo!

6) Ofereça Tickets de desconto pelo Prizor Kiosk  

dicas black friday Chamar seus clientes para o Shopping e ainda oferecer descontos surpresa na hora são uma estratégia válida. Aproveite os recursos do Prizor Kiosk e em troca do cadastro do cliente, ofereça cupons de desconto para suas lojas parceiras.

O cliente é motivado a se cadastrar e recebe  um voucher de desconto na hora para as lojas participantes, é possível ainda segmentar o tipo de cupom de acordo com os dados oferecidos. Por exemplo, se uma mulher se registra, nem sempre faz sentido oferecer o cupom para lojas de moda masculina.

7) Faça o cliente decidir rápido

Estudos mostram que quando somos levados a tomar uma decisão em um tempo determinado ela acontece com mais rapidez. Isso é chamado de gatilho de escassez. Assim, acrescentar um cronômetro na página inicial do seu site com a contagem regressiva para o final das ofertas de sua Black Friday, podem funcionar como um motivador para que seu cliente não procrastine a compra em seu Shopping.

8) Envolva o seu clube de relacionamento na Black Friday

Um clube de relacionamento é um recurso poderoso para captar clientes durante a Black Friday. Além de aproveitar uma base de clientes já definida em que pelo BI é possível saber de antemão o hábito de compras desses clientes e assim oferecer descontos direcionados. Você pode engajar ainda mais seus clientes do clube. Aproveite o seu sistema de pontuação durante esta data e que tal oferecer pontuação em dobro para compras realizadas na Black Friday? Com certeza você será lembrado com carinho para as compras de Natal.

9) Analise sempre seus dados

dicas black fridayO seu banco de dados é um dos recursos mais preciosos que você pode ter. Por ele é possível entender QUEM de fato são seus clientes. Captando seus hábitos de compra é possível criar ações mais assertivas e ainda direcioná-las de acordo com cada perfil. Aproveite a dica da Wish List e a sincronize com o seu banco de dados, você terá insights valiosos.

Terminada a sua Black Friday 2017, você terá captado novos dados, graças à sua campanha e aos cadastros Prizor, assim, aproveite-os para planejar uma Black Friday 2018 ainda mais precisa e customizada para seus clientes.

10) Pratique o Pós Venda

Como mencionado acima, o seu banco de dados possibilitará uma análise de desempenho completa e ainda te dará boas dicas para próximas campanhas. Analise bem como você se saiu e pontue desde já o que foi bom e o que não foi legal nesta campanha com sua equipe de marketing.

dicas black friday Outra dica relevante, é realizar o pós venda. Muitos novos clientes foram atraídos pela sua campanha, trabalhe-os para fidelizá-los. Que tal desenvolver um e-mail marketing agradecendo-o pela compra e pedindo um feedback sobre como foi comprar com você? Esta também pode ser a chance de convidá-lo para fazer parte de seu clube de fidelidade, mostre que aos seus clientes que eles sempre são importantes para o seu Shopping.

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *