Acabou a promoção, e agora?

Vamos imaginar que você tenha feito uma promoção e ela tenha acabado recentemente. O que você faz em seguida? Volta para a sua rotina de trabalho normalmente? Rapidinho esquece que a promoção existiu? Nada disso!

O momento após o término da sua promoção é crucial para extrair ao máximo os melhores resultados e, até mesmo, para continuar impulsionando as vendas.

A primeira dica é aproveitar as redes sociais e seu próprio site para divulgar bastante os ganhadores. Quando você anuncia os ganhadores para todos os clientes, você reforça não só o sucesso da sua promoção, como também a sua credibilidade, pois assim você aproveita para mostrar que os prêmios foram entregues de fato.

Como você já sabe, os dados coletados em promoções são valiosíssimos, então nada mais justo que aproveitar para analisá-los.

Relatório de performance: 

Se você costuma controlar a sua promoção com um sistema, é provável que ele automaticamente forneça as principais informações sobre a sua promoção. Contudo, ainda que você faça sua promoção com planilhas no computador ou impressas, é fundamental ter em mente uma forma de obtê-los. Quando você realizar outras promoções, é com estes dados que você poderá elaborar uma estratégia mais assertiva e também criar sua série histórica.

  • promoção acabouQuantidade Total de Clientes
  • Quantidade Total de Atendimentos
  • Quantidade Total de Benefícios Gerados
  • Ticket médio de Compra
  • Ticket médio de Cliente
  • Movimentação Financeira
  • Quantidade de Dias da Campanha

Acima listamos quais são os dados-chave para mensurar, mas não deixe de investigar outras informações, como por exemplo os dias da semana e horários com maior movimentação e a curva ABC do seu negócio.

Análise de público-alvo:

promoção acabouAinda que você nunca tenha realizado uma ação promocional, certamente já tem uma ideia sobre qual é o público do seu negócio. Contudo, ao realizar a promoção e coletar as informações sobre os seus clientes e suas compras, você passa a entender exatamente quais são os perfis que mais consomem com você e até mesmo a ter novas ideias para atrair outros públicos.
Informações como gênero e idade são básicas para qualquer negócio, assim, o ideal é aproveitar também para saber quais sãos as principais profissões dos seus clientes e onde eles moram. Estes dados podem te ajudar desde a escolher melhores datas comemorativas para explorar (como o Dia do Professor ou o Dia do Administrador de Empresas), como também para determinar em quais pontos da cidade vale a pena fazer uma campanha de outdoor.

Viu só? Ainda temos muito trabalho pela frente! Sua promoção pode te trazer muitos insights preciosos, analise seus resultados e utilize as informações coletadas para realizar um pós marketing de qualidade e ainda criar novas promoções cada vez mais assertivas!

Deixe nos comentários como você costuma aproveitar seus dados no final das campanhas!

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *