[Alerta Perigo] Cuidado com sorteios pelas redes sociais!

É provável que você já tenha visto alguma página do Facebook ou Instagram promovendo algum sorteio. Geralmente o post pede que a pessoa curta a página e comente seu nome ou que marque algum amigo também. Apesar de parecer uma estratégia prática ela está fora das normas estabelecidas pelo Ministério da Fazenda.

Neste post vamos entender melhor o que pode e o que não pode ser feito em sorteios e os chamados concursos culturais realizados nas mídias sociais.

Qual a diferença entre sorteio e concurso cultural?

Os sorteios estão atrelados à sorte enquanto o concurso cultural promove uma competição em que o vencedor é escolhido devido ao seu mérito na ação proposta.

Para realizar um sorteio é preciso ter autorização prévia, que é dada pela Caixa Econômica Federal, ou pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), no caso de instituições financeiras.

sorteio midias sociais Pontos de atenção na hora de solicitar autorização da Caixa para sorteios:

  • Período: O registro e autorização levam em média 45 dias para ficarem prontos, então planeje sua ação com antecedência.
  • Custo: A autorização tem um custo que é proporcional ao valor do prêmio, para que você tenha uma ideia: para prêmios de até R$ 1.000,00 é cobrada uma taxa de R$ 27,00.
  • Regulamento: Seu regulamento é uma proteção tanto para a empresa como para os participantes, disponibilize-o online em um link externo.

Os concursos culturais também precisam de autorização?

sorteio midias sociais A princípio não, mas fique atento para algumas de suas regras:

Os concursos culturais não tem como principal objetivo promover uma marca, logo…

  • Não podem conter o nome da marca ou alusão a datas comemorativas como Dia das mães, por exemplo
  • Não podem premiar com produtos da própria empresa
  • Não podem pedir informações pessoais de quem irá participar
  • Não podem enviar news sobre a empresa e seus produtos

Assim, para ações de marketing, percebemos que a autorização da Caixa torna-se fundamental.

O que pode acontecer se eu realizar um sorteio sem a Autorização da Caixa?

Sua empresa corre o risco de ser multada no valor equivalente ao prêmio ofertado e ainda será proibida de realizar qualquer ação promocional por até 2 anos (tanto online quanto offline)!

Convenhamos que este não é um risco que vale a pena, até porque seu concorrente pode te denunciar caso você tente a sorte em sorteios sem autorização.

Como posso usar as redes sociais para meus sorteios?

sorteio midias sociais ATENÇÃO: Não é permitida a realização de sorteios pelo Facebook, Instagram e afins.

O ideal é realizar essas mídias para divulgar sua promoção. Ou seja, tenha um Hotsite de seu sorteio e divulgue-o via rede social.

Proteja sua marca, 2 anos sem poder realizar ações promocionais pode te deixar em grande desvantagem frente aos seus concorrentes. Dentro de um Hotsite é possível realizar diversas mecânicas de sorteio, tudo isso sem dor de cabeça!

Agora que você já sabe sobre a importância de regulamentar o seu sorteio, clique aqui para descobrir quais são os 6 erros mais comuns na hora de fazer uma promoção.

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *