[Prizor] Como criar enquetes efetivas

Entenda como você pode criar enquetes que realmente engajem seus clientes

ipad-prizorSe você chegou até aqui, é porque provavelmente já sabe da importância de aproveitar todas as funcionalidades que o Prizor oferecer. Com ele é possível criar enquetes com uma ou mais perguntar e opções fechadas de resposta. Mas como utilizar da melhor forma este recurso?

Definindo o que será perguntado

Parece óbvio, mas é importante pensar que a enquete só será exibida aqueles que estão participando da sua promoção. O mais comum é que os clientes só se dirijam ao lounge da promoção após finalizar suas compras, certo? Então é bem provável que eles já estejam com várias sacolas, pensando no que farão ao sair do shopping e também ansiosos para retirar seus benefícios (especialmente no caso de uma campanha Compre & Ganhe). Com este cenário em mente, o ideal é fazer perguntas assertivas que estejam relacionadas a este momento do cliente.

Abaixo, citamos alguns exemplos de perguntas:

  • Você encontrou tudo o que precisava?
  • Você indicaria o shopping a um amigo?
  • Como você ficou sabendo da promoção?
  • Com que frequência você vem aqui?
  • Como você costuma vir aqui?

Perguntas mais complexas como “O que você gostaria que fosse oferecido no shopping?” ou “O que você mais gosta no shopping?” envolvem mais esforço por parte do cliente, pois dificilmente são respostas que ele terá na ponta da língua e por isso, ele pode acabar respondendo qualquer coisa apenas para retirar seu benefício. Desta forma, o ideal é fazê-las em outro momento. Outras perguntas como “O que você achou da reestruturação dos nossos sanitários?” partem do pressuposto de que o cliente já conhecia o espaço antes e percebeu a transformação, por isso, podem não fazer sentido ao cliente que está respondendo. Além disso, como falamos anteriormente, neste momento ele provavelmente já está pensando no que fará ao sair do shopping e não está refletindo muito sobre esta reestruturação.

Obtendo respostas significativas

Embora o Prizor aceite respostas abertas e não tenha limite de respostas por questão, sabemos que é comum que o cliente apenas “bata o olho” nas respostas e escolha a que faça mais sentido.

Enquetes com muitas perguntas, muitas alternativas ou ainda com alternativas muito longas costumam ter resultados menos significativos. É comum que o cliente selecione qualquer opção de resposta apenas para ir para a próxima etapa. O mesmo acontece com enquetes com resposta aberta: poucos são os clientes dispostos a escrever. Assim, sugerimos que a pergunta tenha no máximo 5 alternativas, pois dificilmente o cliente lerá mais respostas do que isso.

Como você costuma vir aqui?

a) carro ou moto

b) a pé

c) bicicleta

d) ônibus ou metrô

e) táxi ou Uber

versus:

Como você costuma se locomover para vir até o Shopping CRMALL Sistema de Informação de Marketing?

a) veículo próprio como carro ou motocicleta

b) a pé

c) de bicicleta

d) de transporte coletivo (ônibus, metrô ou trem)

e) de táxi ou motorista particular (Uber, Cabify)

Como é possível perceber, os dois exemplos acima tem a mesma finalidade. Contudo, em um caso a pergunta é curta e as respostas vão direto ao ponto, enquanto a outra é mais longa e tem respostas menos simples. Conforme dito anteriormente, sabemos que na etapa de enquete as pessoas apenas escaneiam o que está escrito, então o primeiro modelo é mais eficaz, pois facilita essa busca por palavras-chave. Outro ponto importante é observar o tamanho das respostas. Quando elas têm tamanhos muito diferentes, podem induzir o cliente a clicar na que chama mais atenção, desta forma, é importante buscar que todas as respostas tenham aproximadamente a mesma quantidade de caracteres.

Para concluir

Vale lembrar que as enquetes do Prizor podem ser configuradas para que apareçam todas as vezes que o cliente participar da mesma promoção, ou apenas na primeira vez em que ele participar da promoção em questão. Por isso, é importante pensar qual dos casos é ideal para atingir os objetivos esperados e sempre comunicar o suporte quantas vezes ela deverá ser exibida. Também destacamos que as considerações acima são apenas um guia e podem não se aplicar ao seu caso específico! Caso você fique na dúvida, uma dica legal é testar diferentes modelos de enquete a cada promoção, assim é possível verificar qual traz resultados mais precisos para você.

Quer saber mais sobre este tema ou tem uma dica para compartilhar? Deixe seu comentário no espaço abaixo!

 

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *