Algumas dicas essenciais para suas promoções

Existem diversos tipos de promoção. Então por onde começar? Obtenha neste post algumas dicas essenciais para que sua ação promoção seja um sucesso e ainda traga mais retorno que o esperado.

Promoções são uma ótima maneira de trazer mais retorno para seu negócio.  A primeira dica para a sua promoção é: pense qual a verba que você tem disponível para utilizar e que tipo de promoção combina mais com o seu negócio. Feito isso fica mais fácil escolher qual será inclusive a premiação.

As promoções mais comuns são:

  • Sorteio
  • Compre & Ganhe
  • Loteria Federal
  • Achou & Ganhou (que normalmente vem no formato de seladinha ou raspadinha)

Além destas, também existem outras formas de promoção como Menor Lance Único e Palpite, que são menos comuns mas costumam chamar muita atenção dos clientes.

Para qualquer uma destas promoções é imprescindível ter um regulamento conciso e claro, normalmente feito por advogados. Além disso, o advogado poderá te orientar em relação ao Certificado da Promoção junto à SEAE ou Caixa Econômica Federal.

Também é interessante definir com cuidado o valor de troca da promoção, ou seja, o valor que o cliente deve consumir para trocar por um benefício. Normalmente, acaba-se por escolher um valor que esteja um pouco acima do ticket médio do cliente. Tudo isso para que assim ele compre um pouquinho mais e possa receber o benefício. Além disso, é importante que a promoção seja fácil de ser assimilada. Promoções que exijam muitas tarefas por parte do consumidor às vezes acabam sendo deixadas de lado.

Depois de definir o tipo de campanha, é muito importante definir qual o objetivo que se espera com sua promoção. É só aumentar as vendas, ou você deseja construir um relacionamento com seu cliente e buscar outros canais de comunicação? Campanhas simples de sorteio, em que o próprio cliente preenche a mão o cupom que vai na urna, podem estar perdendo uma grande oportunidade de criar um relacionamento com o cliente.

dicas promoções

Pense que todas as informações que os clientes fornecem na hora de participar de sua promoção poderiam estar sendo utilizadas para a construção de um banco de dados. Tendo um banco de dados é possível construir um relacionamento efetivo com seus clientes. Afinal, você tem a chance de entendê-lo melhor de acordo com os dados que pedir para participar de sua promoção. Além das informações pessoais, você pode ainda criar enquetes para entender seu consumidor ainda mais.

Em suma, suas promoções são uma grande oportunidade de coletar dados e construir seu mailing e otimizar seu BI. Lembre-se ainda que você deve encarar suas ações promocionais como ciclos em que a cada rodada você vai se aperfeiçoando ainda mais! Aproveite todos os dados que coletar para criar novas campanhas cada vez mais personalizadas de acordo com seu cliente. Você perceberá que seu investimento estará trazendo mais retorno com promoções que são um verdadeiro sucesso!

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *