Mas afinal, por que as empresas fazem sorteios?

Provavelmente você já deve ter participado de alguma rifa na época da escola, não é mesmo? Quais eram suas motivações?

sorteio a) O prêmio era legal

b) O valor da rifa era bem acessível

c) A causa da rifa me engajava

d) Todos meus amigos participavam

Ao aplicarmos esta realidade em uma empresa conseguimos entender porque sorteios são uma boa pedida na hora de promover.

Quando o marketing da empresa elabora uma boa campanha de sorteio em que o prêmio é atrativo e faz sentido para seu público, ela acaba por incentivar suas vendas enquanto os participantes se engajam com a marca e se divertem.

Vamos entender melhor as vantagens para a empresa que faz sorteio?

1) Aumente sua base

Ter uma boa base, ou seja um mailing completo de seus clientes e prospects é essencial para que a comunicação de sua empresa seja eficiente.

O mecanismo básico de toda promoção por sorteio pede que o participante se cadastre. Pense em como sua base pode acabar crescendo com esta ação, se ainda forem colocadas algumas perguntas-chave no cadastro é possível a segmentação deste mailing e consequentemente o time de marketing poderá aproveitar este material para futuras campanhas.

2) Maior fluxo em seu site

Para promoções de sorteio, é aconselhável a criação de um Hotsite para divulgação e cadastro na campanha. A vantagem deste Hotsite é que ele estará atrelado à sua Home, ou seja quem se cadastrar na campanha terá a oportunidade de te conhecer melhor, bem como seus outros produtos/serviços. Como o fluxo estará mais alto em sua página, você ainda pode garantir melhores posicionamentos orgânicos (não pagos) na busca do Google.

3) Menor gasto com propaganda

Ao realizar uma promoção de sorteio você tem a possibilidade de conseguir um alto alcance sem ter que desembolsar muito dinheiro em com outras mídias como outdoors, propagandas de TV e etc.  Lembra do item “D” da rifa? Quando uma promoção de sorteio é bem executada, o marketing de boca a boca ganha força e você estará recebendo indicações de forma gratuita e espontânea de seu público-alvo. Uma dica é engajar os participantes pelas redes sociais, que representam gastos menores de mídia e ainda podem ser espontaneamente compartilhadas pelos internautas.

4) Relacionamento fortalecido

Pense no impacto positivo que sua promoção estará realizando na vida do participante. A chance de ganhar um prêmio incrível, irá fazê-lo preferir o seu produto ao de um concorrente. Em ocasiões futuras, a sensação de bem estar gerada pela sua promoção poderá novamente fazer com que você seja o escolhido no lugar de outra marca.

sorteio Para realizar sua campanha de sorteio, realize uma pesquisa de mercado, entenda o perfil de seu público-alvo e quais prêmios seriam relevantes para eles. Uma vez decidido o prêmio, lembre-se de registrar sua campanha em órgãos responsáveis como a Caixa. Prontos? Então mãos à obra!

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *